terça-feira, 23 de junho de 2009

SUCO DE LARANJA

Ontem estava na Bela Paulista, restaurante 24hs próximo a Bela Cintra (SP).
Quando estava entrando, uma senhora simples, lenço na cabeça, praticamente sem dentes, com uma blusinha de frio também simples POREM NÃO SUJA com idade para ser minha avó, me pediu um suco de laranja, falou baixo educadamente sem caras e bocas de piedade, apenas queria um copo de suco de laranja, fazia frio em São Paulo e já eram por volta de 00h00min.
O que eu fiz? Passei direto como quem não ouviu, entrei. Minha ação talvez tenha sido por odiar ver esta cena, uma vez que gasto tanto com roupas, baladas e afins.
Quando estava comendo minha grandiosa fatia de pizza, e tomando meu copo enorme de suco de maracujá, do outro lado alguém bem superior a mim, fez com que esta mesma senhora entrasse para tomar seu desejado "suco"
Quando vi fiquei surpreso, e completamente triste com minha atitude, porque não fui eu quem a convidei para entrar e tomar seu suco?
Porque não pude ser uma pessoa melhor, um ser humano mais atento as diferenças de meu país?
Um sentimento de vergonha tomou conta de mim, e pedi ao garçom na tentativa de me sentir um pouco melhor que a perguntasse o que ela gostaria também de comer, e mais uma vez ela me mostrou seu lado humilde com o agradecimento de quem não sonha mais, e que busca a Deus como resposta a minha oferta, com um cardápio vasto e rico ela escolhe apenas um "misto quente" tradicional sanduíche que provável "rico" de sua época (ela deveria ter por volta de uns 60,70 anos).
Fiquei surpreso e com mais vergonha ainda, pois um misto era muito pouco!
Mais uma vez interferi e falei: Garçom, por favor, oferece algo melhor a ela e deixe-a escolher, e assim escolheu uma canja, o prato chegou rapidamente, bonito, farto, e os seus olhos eram como de uma criança diante do mesmo e mais uma vez uma lição de amor ela olha para mim e diz:
DEUS LHE Abençoe!
Que vergonha eu senti, que revolta me deu, porque a distribuição de renda neste Brasil é tão injusta?
Porque eu posso mais do que tanta gente?
Obvio que agradeço a Deus sempre por minha vida, mas apenas queria que todos tivessem o direito de poder ter sua casa, seu suco, roupas “quentinhas” e abrigo em todos os sentidos...
Não sei o que posso fazer, mas quero poder começar de alguma forma, já que o governo não faz ou faz tão pouco.
Meus queridos leitores usem isso como um exemplo, faça algo, me ajude, se ajude, vamos ser pessoas melhores, pessoas do bem, que possa tentar com um suco, com uma palavra amiga, com dinheiro, com tudo que estiver ao seu alcance amenizar o sofrimento, o constrangimento de velhos novos, pobres doentes, que não tem nem mais seus sonhos para acreditar. Vamos fazer algo para que possamos deitar e dormir com a tranqüilidade e sentir que estamos fazendo nossa parte.
Sei que muitos podem pensar... Já pago meus impostos que me tira uma boa parte!
Desculpa mas ainda sim acho pouco, você sabe o governo que temos.
Você sabe das injustiças que são cometidas, você sabe do roubo que nos submetemos diariamente!
Tente
Consiga
Vá em frente
Quem sabe assim não conseguimos pelo menos dar o direito a pessoas como esta senhora do "suco de laranja" um motivo para poder ao menos não passar mais vergonha, e esperar a morte de uma maneira mais tranqüila e menos vergonhosa!
Obrigado.

4 comentários:

Sérgio Fallis disse...

Concordo!
E tão fácil fazer a sua parte, e com tão pouca grana que você nem vai sentir.
Não precisa deixar de comprar aquele perfume caro que você gosta, ou fazer aquela viagem.
Apenas adicione a sua lista de compras.
Observe, ajude quem realmente precisa e não alguém que pode trabalhar e não quer.
Eu adotei uma família, o pai não produz mais como antes, eles têm apenas um filho e a mãe tem o maior salário da casa RS 465,00(o mínimo). O filho de 12 anos é a semente para o futuro.
Existem pessoas em condições piores? Sim, mas eu escolhi esta para ajudar. Hoje eu posso adotar uma família e ter uma empregada, amanha poderei mais...
Descontam uma grana preta do meu salário de impostos que nem sei pra onde vai, não e minha obrigação fazer isso, mas eu faço de coração.
Isto e ser sustentável e sabe mais? Esta na Moda.
Simples assim e continuo fazendo as coisas que gosto.
Abraço

Anônimo disse...

Perfeito Serginhoooo!
Beto Suplicy

alvaro leal disse...

pqp!
q doideira, ontem passei por isso. estou em sampa e fui a um cafe, o athenas, na hora q sai uma mulher veio me pedir, toda humilde e se desculpando, algum trocado pra comer algo. disse-lhe que nao tinha. na verdade disse por preguica de abrir a carteira e interromper a conversa que estava tendo com um amigo. dpois fiquei na merda. sorte a tua por ter tido a oportunidade de corrigir um erro. pra mim ficou a licao.
abc ae, bom fim de semana.
alvaro leal

Anônimo disse...

Ualll
exemplo bom guri!

Powered By Blogger