Alegre por este dia !
alegre por acreditar em D'us!
judeus, na sua maioria , juntam-se hoje para dar as boas vindas ao novo ano judaico, celebrado com jantar regado com as iguarias típicas daquela epoca ! uma delicia !
A festa do Rosh Hashaná (que significa "cabeça do ano") começa ao pôr-do-sol de segunda-feira e a passagem para o ano 5766 dá-se quando se avistar a primeira estrela no céu, já que a meia- noite não tem significado para os judeus.
A festa, que se prolonga até ao pôr-do-sol de quarta-feira, começa com uma bênção acompanhada de pão, vinho de Belmonte (o único em Portugal que é kosher, isto é, puro, depois de vistoriado por um rabino) e fatias de maçã molhadas em mel, para pedir a Deus um ano doce.
Na diáspora, a celebração do ano novo dura dois dias para que haja a garantia de que coincide com a data da festividade em Israel, porque, ao contrário do cristão, o calendário judaico é regido pela Lua!
O jantar de ano novo inclui a degustação de comida tradicional, vai a minha indicação porque adoooro isso
vamos la!
Peixe gefilte (bolinhas de peixe assadas no forno com molho de cogumelos), paté de fígado de galinha e de arenque e challah (pão branco redondo) e varios petiscos
Um dos costumes ligados a esta celebração, em que são lidas algumas passagens da Bíblia Hebraica (Torah), é o toque de shofar, instrumento de sopro também utilizado noutras celebrações religiosas.
Dez dias após a celebração do novo ano, acontece outra importante festividade judaica - o Iom Kimpur (dia do perdão) -, que é celebrado entre o pôr-do- sol de dia 12 e o pôr-do-sol de 13 e no qual se costuma fazer jejum. "A única coisa que pode passar pelos lábios são rezas", não havendo sequer lugar para água ou comida.
FELIZ ANO NOVO
ROSH HASHANÀ !
FELIZ 5766
Nenhum comentário:
Postar um comentário